quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sobre o Rio Arno

Florença

A Ponte Vecchio, de origem medieval e situada sobre o Rio Arno, em Florença (Itália), é conhecida pelas suas lojas, principalmente ourivesarias e joalharias, que alberga ao longo de toda a sua extensão. Desde sempre que os lojistas mostram os seus artigos (essencialmente ouro) sobre as bancas. Noutros tempos, quando um mercador não tinha meios para pagar as suas dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. A essa prática dava-se o nome de bancorotto. Daí dizer-se que a palavra “bancarrota” teve origem aqui.

Ao longo da ponte pode-se observar diversos cadeados. Este facto está ligado à antiga ideia do amor e dos amantes. Conta a história que se o cadeado fosse trancado e a chave lançada ao rio, os amantes ficariam eternamente ligados. Devido a esta tradição e ao turismo, milhares de cadeados tiveram de ser removidos para evitar que a estrutura da ponte se danificasse.

Para quem tiver com ideias aviso que o município determinou uma multa para todos aqueles que forem apanhados a colocar cadeados sobre a ponte.
________________
Fonte:
wikipedia

6 comentários:

Teté disse...

Achei curiosa a origem da expressão bancarrota!

N' "O Perfume" também há uma ponte destas com lojas comerciais, que depois se explica que foram sendo substituídas por outras, devido a terem mais tendência a ruir, passando a ser proibida a construção em cima das pontes!

Essa história dos cadeados e dos amantes também é curiosa, demonstrando uma vez mais que os povos tem tendência a acreditar nas crenças mais improváveis... :)))

Beijocas!

Teté disse...

Ah, e claro que sei a tua data de aniversário!!! :D

S. G. disse...

ai a grande itália :) obrigado pela recordação e pelo registo, embora soubesse qualquer coisa não sabia que agora era proibido aos amantes tornarem as suas ligações eternas :)

Unknown disse...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ir a Florença, mas é um dos prováveis destinos um dia destes.
Por acaso já conhecia a dos cadeados, muito engraçada.
Beijo

K. disse...

Lindo...

Ad astra disse...

as coisas que tu me ensinas


beijoca

Pinturas populares (últimos 30 dias)